Dra. Rosa de Lourdes Santiago Melo•Cirurgiã Plástica•CRM/SP: 75636
(11) 5904-3347
(11) 99476-4245 (whatsapp)Riscos sempre existem, porém buscamos ameniza-los através de avaliação e exames pré-operatórios, medidas de controle e tratamento de doenças pré-existentes, além de realizar os procedimentos em ambientes adequados, utilizando materiais cirúrgicos específicos. Muito importante para evitar problemas, é realizar o pós-operatório rigorosamente seguindo todas as orientações medicas.
Para a grande maioria das cirurgias, não há contra-indicação ou maiores prejuízos. O importante é, em caso de gravidez pós-cirurgia plástica, tomar os cuidados necessários quanto ao controle de peso, cuidados com a pele, exercícios físicos (quando indicados pelo médico). E que se faça um pré-natal rigoroso!
A dor é subjetiva e varia de acordo com a individualidade de cada paciente. Normalmente a cirurgia plástica não costuma ser dolorosa. As medicações prescritas no pós-operatório geralmente são suficientes para o controle da dor.
As técnicas atuais para plástica mamária não alteram a amamentação.
Algumas cirurgias provocam alteração de sensibilidade, na grande maioria dos casos devido ao inchaço. Com a evolução pós-operatória, diminuição do inchaço e cicatrização ocorre o retorno da sensibilidade normal dos tecidos. Isto ocorre em períodos variáveis, conforme a individualidade do paciente, técnica cirúrgica e cuidados por operatórios.
O prazo é variável, dependendo da cirurgia que será realizada. Normalmente, depois de 30 a 45 dias.
Varia conforme a cirurgia que vai ser realizada e dependendo da atividade exercida no trabalho.
A maioria das suturas são feitas com fios que o próprio organismo absorve, não sendo necessária sua remoção. Porém, alguns pontos, precisam ser retirados e isto varia de uma a duas semanas.
De 8 a 24 horas, dependendo do porte da cirurgia.
O tempo depende do porte cirúrgico: do tipo da cirurgia e da técnica utilizada. Na consulta medica, só poderemos sugerir o tempo cirúrgico previsto após o exame físico detalhado.
A anestesia varia: pode ser local com sedação, peridural com sedação ou geral.
A drenagem linfática é indicada para auxiliar na cicatrização e absorção do inchaço. É sempre orientado no pós-operatório das cirurgias de lipoaspiração, abdômen, mamas, face, próteses e outras.
A malha cirúrgica, normalmente é indicada no pós-operatório, sendo seu uso contínuo, ou seja, 24h por dia durante o primeiro mês e, no segundo e terceiro mês pós-operatório, orientamos o uso diurno.
O sol deve ser evitado, pois ele incha e mancha. Portanto, sugerimos evitar exposição solar por três meses.
A cicatrização é individual para cada paciente. Existem pacientes que apresentam cicatrizes quase imperceptíveis; outros podem desenvolver cicatrizes patológicas, como quelóides (cicatrizes grossas e dolorosas), o que não é muito comum. O importante é fazer um acompanhamento pós-operatório rigoroso, seguindo todas as orientações médicas e cumprindo os retornos programados para reavaliações.
Copyright 2025 © Todos os direitos reservados
desenvolvido por Julio Guimarães | Inventandus